quinta-feira, abril 20, 2006

Ruas públicas

Estava folheando o Correio Popular de Campinas enquanto tomava café e vi uma matéria sobre bairros sendo transformados em condomínios na marra, com seus moradores simplesmente fechando as ruas e colocando alambrados. Pelo jeito isso é um fato que tem se repetido em Campinas, e que tanto prefeitura quanto ministério público não tem uma opinião muito clara a respeito. Eu tenho: acho absurdo isso. Tanto quanto um flanelinha vir cobrar 4 reais adiantados pra eu parar meu carro na rua. Aos poucos está se perdendo a noção de ruas públicas ! O argumento principal usado é a questão da violência.... eu até concordo que colocar alambrados e uma guarita evita assaltos por pivetes na porta da sua casa, ou por  ladrões despreparados. Mas por outro lado, arrastões a condomínios de luxo e prédios, com equipamentos sofisticados de segurança, tem sido muito constantes e são a prova de que se fechar atrás de muros dá uma falsa sensação de segurança. Sem falar em casos onde o próprio guardinha é cúmplice (como ocorreu em Barão Geraldo, distrito de Campinas onde fica a Unicamp, onde dois vigilantes noturnos foram presos assaltando uma casa que eles deveriam estar vigiando). 

Entendo que as pessoas tenham medo. Eu fui vítima de sequestro relâmpago saindo da casa de amigos há pouco menos de dois anos, e durante algum tempo tinha crises de pânico a noite. Mas se continuarmos a fechar ruas e colocar grades, serei obrigado a concordar com um amigo que disse que estamos voltando aos tempos da idade média, com castelos fortificados (os condomínios) e terras de ninguém entre eles ( o resto da cidade), com suas gangues de saqueadores e bárbaros.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?