domingo, julho 16, 2006

Pastel de feira

Acho que não é exagero dizer que o tradicional pastel de feira foi uma das maiores invenções da gastronomia popular do século 20. Sensacional o hábito de ir à feira de manhã e comer um pastel de queijo feito na hora ! Isso me lembra um pequeno causo ocorrido no rio há alguns anos atrás.

Naquela época eu namorava uma carioca, autêntica garota de Ipanema e flamenguixxxta da gema, e com isso tive a oportunidade de visitar a cidade maravilhosa algumas vezes pra fazer turismo e pra fazer o famoso social com a familia. Numa dessas vezes, acompanhei minha (ex) namorada pro médico, cujo consultório ficava na frente de uma famosa praça de Ipanema (os cariocas que me desculpem, mas esqueci o nome e não estou com a menor vontade de pesquisar). Nesse mesmo dia tinha uma feira na praça, bastante grande, e eu estava morrendo de fome e tinha que matar o tempo. Daí tive o reflexo de todo bom paulista: " vou comer pastel na feira !!!". E lá fui eu atrás da barraquinha....dei duas voltas na praça, e necas de achar a dita cuja.  Voltei um tanto quanto puto e decepcionado com aquela feira, e reclamei para minha namorada, que imediatamente começou a rir muito................e foi nesse momento fatídico que eu descobri que feira carioca não tem pastel. E obviamente, aquilo se tornou motivo de piada durante uns dois dias. Afinal, o paulixxxxxta achava que tinha paxxxtel na feira e não goxxtava de açaí com granola. Fala sério ai. Os cariocas não sabem o que é bom na vida !

Comments:
É Miguel... realmente só tem pastel na feira em São Paulo mesmo...

Eu, como vivi a maior parte da minha vida em Minas Gerais te digo mais: em Minas não tem nem feira de rua como vemos aqui em São Paulo. Pelo menos no triângulo mineiro, é difícil se ver feiras assim.
 
Realmente Miguel.. Pastel delicioso só encontramos na bela e enigmática capital paulista.. Cidade repleta de sabores e aromas que até hoje não encontrei nada semelhante.São as delícias das feiras, com seu burburinho e colorido..; tem também pastelarias hoje em dia que são de ex-feirantes, que levaram seus "segredinhos" do famoso pastel de feira para dentro desses estabelecimentos com todo requinte e tradição que só se encontra em São Paulo; Pastelarias como O famoso "Pastel do Miguel" na chácara Klabim na rua Rodrigo Vieira 140, a Pastelaria Salambó na Moóca, Pastelaria Brasileira na Lapa entre outros; um verdadeiro show de sabor e tradição que não pode ser esquecido..Há! Antes que me esqueça, São Paulo também tem Açai e granola.. Mas um pastelzinho feito na hora...hummm! é irresistível. Um abraço pra todos da amiga Glícia Maria.
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?