segunda-feira, agosto 14, 2006

Terror

Lendo na internet e vendo na TV as notícias sobre o suposto plano de atentado a aviões descoberto pela Scotland Yard, não pude deixar de pensar em semelhanças com o filme V de Vingança . No filme, um atentado em massa usando armas biológicas faz com que um governo totalitário tome o poder. Descobre-se no final que o atentado foi organizado pelo próprio governo para justificar estado de sítio (se você não assistiu ao filme e pretendia...minhas sinceras desculpas por ter contado o final :-) ).

Não gosto de teorias de conspiração, apesar dos meus genes franceses (francês adora uma boa conspiração norte americana contra camembert e vinhos da Borgonha). Ê bem possível que realmente houvesse um plano. Mas será que é necessário fazer tanto alarde, causando um terrorismo psicológico quase tão nefasto quanto aquele causado pelos terroristas ? A resposta que me parece a correta é que todo alarde é sim para aterrorizar a população, para justificar uma política externa desastrosa. A prova disso é que apesar do caos no aeroporto de Londres, ninguém parecia estar chateado ou reclamando...afinal, poderia ser pior.

No famoso episódio da primeira onda de ataques do PCC em São Paulo, muito do medo e do caos instaurado na segunda-feira pós dia das mães foi puro boato. As falsas notícias correram a internet numa rapidez alucinante, com falsos emails, pessoas que repassavam notícias sem verificar a veracidade, e jornais online com manchetes bombásticas (como a Folha, com seu banner São Paulo sob ataque, igual ao usado no 11 de setembro).

Um post do blog da soninha transcreve um texto do Finantial Times, bastante interessante. Uma frase eu gostaria de transcrever aqui, como fecho para este texto: "Jornalistas – e terroristas – são perfeitamente capazes de espalhar hipérboles sem a ajuda da polícia. A melhor resposta ao terrorismo é não se aterrorizar". E não aterrorizar os outros.

Comments: Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?